domingo, 25 de setembro de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA _ JABUTI SABIDO E MACACO METIDO



PNAIC- Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Orientadora de Estudos: Luciana
Professoras: Angelina Jesus Sousa e Daliana Pinheiro Dias
SEQUENCIA DIDÁTICA
Jabuti Sabido e Macaco Metido
PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º ano “A” e “B” da Escola Municipall Deputado Luiz Lago Cabral
DURAÇÃO: 5 dias
EIXOS /CAPACIDADES/DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
LÍNGUA PORTUGUESA

Eixo 1- Compreensão e Valorização da cultura escrita. 

·         Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
·         Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros.
·         Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação tema, forma de composição, estilo, etc.

Eixo 2 - Apropriação do sistema de Escrita. 

·         Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
·         Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
·         Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

Eixo 3 - Leitura  

·         Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura.
·         Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
·         Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
·         Ler textos não verbais em diferentes suportes.
·         Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão.
·         Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia.
·         Construir compreensão global do texto, unificando e inter-relacionando informações implícitas, produzindo inferências.
·         Ler oralmente com fluência e expressividade.
·         Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
·         Identificar a finalidade e a função da leitura, em função reconhecimento do suporte, seu gênero e sua contextualização.

Eixo 4 – Produção Escrita
·         Produzir textos  de diferentes gêneros atendendo a diferentes finalidades.

Eixo 5 - Desenvolvimento da Oralidade.
·         Participar das interações cotidianas em sala de aula , questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala.
·         Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
·         Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Eixo 1 – Números e Operações

·         Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos; comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
·         Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
·         Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
·         Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais.
·          Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
·         Identificar ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois.


EIXO 2 – Grandezas e Medidas

·         Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
·         Identificar ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois.


Eixo 3 – Tratamento da Informação

·         Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
·         Formular questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.
·         Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
·         Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
·         Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
·         Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.

PROCEDIMENTOS:
1º DIA
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
a) Roda de conversa para apresentar aos alunos a capa livro; Qual é o título do livro? Quem é o autor? Do que você imagina que fala neste livro? Você se acha muito esperto?
b) Leitura da sinopse do livro: em sua opinião, esperteza tem a ver com vagareza, por quê?
c) Quem será que vai ganhar? - Apresentar algumas opções de animais para os alunos escolher aquele que eles acham que será o vencedor e votar.- Montar uma urna de votação que será aberta na próxima aula.
d) Leitura do livro em slide;
e) O que você achou deste livro?
f) interpretação escrita:
2º DIA
a)    Abrir a urna para conferir a votação da turma sobre que animal ganhou a competição; Em seguida expor o resultado da votação numa tabela: Questionamentos:
b)     Para ser o juiz dessa eleição o escolhido é o curumim, filhote de humano e para descobrir quem é o mais esperto ele propõem uma charada: O que é o que é que fica acima do céu?Apresentar a charadinha em cartaz para que os alunos tentem adivinhar.
c)    BIOGRAFIA DO JABUTI. Expor um cartaz com informações do jabuti.
d)    Fazer uma lista dos animais que aparecem na história e depois discutir sobre qual é a característica de cada animal.
e)    JOGO QUAL É O BICHO? Dividir a turma em três grupos. Cada grupo sorteia uma ficha com uma característica que ele deverá adivinhar de que bicho é. No decorrer do jogo a professora marca os pontos de cada grupo no placar.
f)     Para casa: pesquisa sobre a biografia de um animal
3º DIA
GRÁFICOS DAS FRUTAS PREFERIDAS
a)    Apresentar a biografia do bicho
b)    Expor um cartaz com um trecho da história para ser lida pelos alunos e dialogada:
“_Qual é o prêmio?
Curumim pensou um pouquinho para ver qual era a melhor coisa daquela mata e respondeu:
_Só pode ser fruta. As melhores frutas da floresta. Quem ganhar escolhe quantas quiser.”
c)    Ler  o para os alunos o trecho do livro que listas quais frutas poderiam fazer parte do premio.
d)    Pesquisa das frutas preferidas dos alunos. Coleta de dados registrados numa tabela.
e)    Produção do gráfico com os resultados obtidos na pesquisa. Atividade de interpretação do gráfico (situação-problema);

4º DIA
MÚSICA E PRODUÇÃO DE POESIA
a)    Ouvir a musica Orquestra dos bichos. Dar uma cópia da musica para cada aluno. Circular os nomes dos bichos e copiar no caderno. Colocar os nomes dos bichos na ordem alfabética. Copiar os grupos de palavras do texto que rimam. Em dupla produzir uma poesia do seu jeito. Leitura da poesia.

JOGO IMITANDO OS BICHOS
b)    Dividir a turma em grupos. Cada grupo sorteia uma ficha com o nome de um bicho. Depois deverá imitar o bicho que esta na ficha. A professora será o juiz e deverá dar uma pontuação para cada imitação de 5 ou dez.
c)    PARA CASA: situação problema;
5º DIA
JOGO DA FORCA;
a)    Dividir a em grupos; A professora monta a forca no quadro de giz e cada grupo joga na sua vez adivinhando a palavra através das letras ditas por eles.
b)    Após cada palavra acertada pelo grupo cada aluno registra a palavra na sua ficha de registro.
c)    Depois a professora registra a pontuação grupo no cartaz. (cada palavra valerá 5 pontos);
MODELAGEM COM MASSINHA
d)    A professora apresenta em slide sugestões de bichos feitos com massinha de modelar para que cada aluno possa produzir a arte com a massinha de modelar.
e)    Expor as produções de arte dos alunos no pátio;
RECURSOS: data show, som, fichas, cartolina, cola, tesoura, livro de literatura infantil, figuras, material impresso, massa de modelar, cartazes, urna feita com caixa de sapato e material do aluno.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dará de maneira contínua observando interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas nos trabalhos. Espera-se uma evolução positiva no nível de escrita, leitura e oralidade dos alunos.




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário